PDUL Visita Instituições que Trabalham na Componente de Género nos Municípios das Províncias de Niassa, Zambézia e Gaza

No âmbito da elaboração de estratégia de Violência Baseada no Género, realizou-se nos Municípios das províncias de Niassa, Zambézia e Gaza, visitas as instituições que trabalham na componente de género com objectivo de colher informações relativas a incidência de VBG nos municípios e perceber como as organizações actuavam e as boas práticas por eles realizados para que pudessem ser integradas na Estratégia de Prevenção de VBG que o projecto esta a realizar. Essas visitas tiveram lugar entre os dias 4 a 20 do mês de Abril.

Participaram dessas visitas: Especialistas de Salvaguardas Sociais e Ambientais, Oficiais de Salvaguardas Sociais e Ambientais, técnicos dos municípios locais, representantes das associações, grupos de interesse ao nível municipal.

Durante os encontros foram aprofundados diversos aspectos relativas as actividades que as instituições tem realizado em torno do tema relativo a VBG. As mesmas explicaram sobre as suas actividades nesse âmbito dentro dos municípios, tendo destacado as palestras, sensibilizações na comunidade, nas escolas, mercados, hospitais e em outros lugares de interesse, para além das várias designações existentes para as pessoas que lidam com esta matéria, nomeadamente: gestores de caso, supervisores, activistas, assistentes de campo, rapaz mentor, homem campeão, paralegal, assistente de dados.

Estes destacaram a falta de colaboração da comunidade; falta de denúncia dos casos e a ocultação dos nomes dos agressores, como algumas das dificuldades enfrentadas durante o trabalho na comunidade. E destacaram a violência física simples, violência patrimonial, e violência sexual de menores como as violências mais denunciadas.