PDUL Visita Instituições que Trabalham na Componente de Género nos Municípios da Província de Sofala

Entre os dias 22 de Maio a 02 de Maio no âmbito da elaboração de estratégia de Violência Baseada no Género, realizou-se nos Municípios das províncias de Sofala, visitas às instituições que trabalham na componente de género com objectivo de colher informações relativas a incidência de VBG nos municípios e perceber como as organizações actuavam e as boas práticas por eles realizados para que pudessem ser integradas na Estratégia de Prevenção de VBG que o projecto esta a realizar.

Participaram dessas visitas: O Oficial de Salvaguardas Ambientais, o Arquiteto da Equipa técnica UGP de Sofala, técnicos dos municípios locais, representantes das associações, grupos de interesse ao nível municipal.

Durante os encontros foram aprofundados diversos aspectos relativos as actividades que as instituições têm realizado em torno do tema relativo a VBG.

Foram visitados os Departamentos ou repartições da Mulher e Acção Social ao nível de cada distrito e cidade, Gabinete de Atendimento à família e criança vítimas da Violência sedeados nos Comandos distritais e Provinciais da PRM, Fundação de Desenvolvimento Comunitário (FDC) através da Igreja Baptista, FH ASSOCIATION, AMPDC (uma associação comunitária sedeada na Beira), Centro Integrado de Violência Baseada no Género no município das Beira.

As mesmas explicaram sobre as suas actividades no âmbito de GBV dentro dos municípios, tendo destacado as palestras, sensibilizações na comunidade, nas escolas, mercados, hospitais e em outros lugares de interesse.

As organizações visitadas destacaram a Violência patrimonial, seguidas da Violência física, psicológicas e sexual como os tipos de violência mais notificadas.

As Organizações não governamentais lamentaram o não envolvimento das vereações da área de Saúde ao nível dos municípios.