Município de Dondo Inaugura novo Sanitário Público

No dia 13 de Fevereiro de 2024, foi inaugurado pelo Exmo. Sr. Presidente do Município da Cidade do Dondo, Manuel Virade Chaparica, o Novo Sanitário Público construído no Terminal de Transporte do bairro Central no âmbito do Projecto PDUL.

Na ocasião, Exmo. Sr. Presidente do município, afirmou que o sanitário  vai contribuir de forma significativa para a melhoria da Higiene e Saúde Pública, assim como oferecer serviços a todos os munícipes. Este é o melhor Sanitário Público que o município construiu  e conta com 3 fontes de água, começando por furo de água recém-construído no pátio, captação das águas pluviais e a posterior será ligado á Água da Região Centro (AdRC), assim como o equipamento sanitário e estética que possui, obviamente que é um Sanitário Público Moderno e queremos aproveitar agradecer aos nossos parceiros,: Governo, PDUL, Banco Mundial e pelos esforços de toda máquina municipal”; disse o presidente.

A infra-estrutura, custou 5,872,769.27 milhões de meticais, financiados pelo Banco Mundial no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Urbano e Local - PDUL. O sanitário  contempla blocos para os géneros masculino e feminino com capacidade para 8 utentes em simultâneo, cada bloco é composto por:

  • Dois cómodos para necessidades;
  • Um (01) cómodo para necessidades de pessoas portadoras com deficiência física;
  • Um (01) banheiro, munido de espelho, chuveiro, pendural de roupas e toalheiro;
  • Cinco (05) lavatórios com espelhos;

A infra-estrutura conta ainda com:

  • Rampa e corrimão (para facilitar o acesso a pessoas portadoras de deficiência física);
  • Uma (01) torre elevada de água e um tanque de 1500m3 capacidade;
  • Uma (01) cisterna/reservatório térreo;
  • Dois (02) bancos de espera; e
  • Muro de vedação, uma porta e um portão.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Conselho municipal, técnicos das Direcção Provincial das Obras Públicas (DPOP-SOFALA), dos munícipes, Comité de Acompanhamento da Obra , Consultor que elaborou o projecto executivo, a Fiscalização e dos técnicos da Unidade de Gestão do PDUL (ETP)..

Durante a obra houve a implementação do Plano de Gestão Ambiental assim como foram observados os requisitos de saúde e segurança do trabalho, tendo a obra decorrido sem acidentes.